Materiais Curriculares Educativos
PROPOSTA PEDAGÓGICA
A proposta pedagógica foi desenhada a partir de princípios educativos pautados na literatura e na prática pedagógica. Estes princípios podem orientaram tanto a construção da sequência didática, bem como sua avaliação. Tais princípios de planejamento podem ser revistos e reelaborados em futuras aplicações e fornecem generalizações importantes para que possamos construir um referencial teórico metodológico para propostas pedagógicas futuras sobre temas correlatos, com objetivos e em contextos educacionais semelhantes.
PRINCÍPIOS DE PLANEJAMENTO
1- Para promover a participação, motivação e interesse e engajamento dos estudantes nas atividades didáticas, é aconselhável o uso da abordagem das relações Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA) por meio do uso de textos de divulgação científica que tratam temas vinculados ao cotidiano dos estudantes.
2- Para promover o entendimento da intersecção entre os processos de marginalização das pessoas baseados em critérios de demarcação de identidades, é aconselhável que a identidade e a diferença sejam abordadas com base nas relações de poder que perpassam a construção das mesmas, por meio do uso de casos representativos que promovam o entendimento histórico e cultural das diferentes representações de identidades possíveis e que articulem mais de um demarcador de identidade e diferença, associados ao uso de recursos que evidenciam o sistema de opressão menos visível.
3- Para promover um melhor entendimento da influência da ciência (enquanto produto social) para a construção de estereótipos de identidade (raça, gênero, sexualidade entre outros), é aconselhável o uso de uma abordagem histórica e filosófica da ciência desde uma perspectiva de gênero e demais marcadores de identidades, por meio de estudo de casos que demonstrem práticas e/ou discursos sexistas e racistas associados à ciência por meio de textos e/ou filmes.
4- Para promover uma visão ponderada sobre as relações de poder e as teorizações de gênero que influenciam a produção de novas tecnologias, é aconselhável fazer uma recontextualização de discussões, em diferentes contextos de produção, sobre os modelos explicativos para diferenças de sexos por meio da análise e discussão de textos com temáticas que abordem a produção de tecnologias, baseadas nas questões de gênero e textos sobre os discursos científicos, sociais e econômicos que subsidiam as produções tecnológicas em questão.
5- Para promover uma discussão sobre igualdade de gênero e raça, é aconselhável o uso de uma abordagem multicultural intercultural sobre as relações de gênero e de raça. Em nossa proposta o fizemos por meio da exposição e discussão de um curta-metragem, Phathyma, associado a exemplos das redes sociais para tratar o posicionamento dos estudantes a respeito do racismo e sexismo.
6- Para promover uma discussão sobre os processos de controle e disciplinamento dos corpos através de argumentos deterministas biológicos, é aconselhável o uso de uma abordagem histórica da padronização dos corpos pela ciência/biologia, destacando os discursos de poder associados, por meio do uso de exemplos em que o determinismo biológico delimitou o lugar das pessoas desconsiderando aspectos sociais envolvidos.
Os princípios acima descritos podem ser utilizados como base para o delineamento de inovações educacionais sobre alterização científica e questões de gênero e raça em distintos contextos de ensino, associado a uma abordagem informada pela história e filosofia das ciências. Nesses casos, campos como os estudos de gênero e ciência, crítica feminista à ciência, incluindo a produção do feminismo negro, podem ser potentes para um exame dos discursos e práticas científicas envolvidas nesses processos.
OBJETIVOS EDUCACIONAIS
A organização da sequência está pautada em termos de objetivos gerais, enunciados me termos de objetivos de ensino, e objetivos mais específicos, enunciados em termos objetivos de aprendizagem, relacionados a conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais (ZABALA, 1998), que pretendemos alcançar em cada momento da sequência.
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: MOMENTOS PEDAGÓGICOS E ATIVIDADES
A sequência didática encontra-se estruturada em sete momentos pedagógicos, para os quais foram planejados objetivos de ensino e de aprendizagem, e atividades a serem desenvolvidas. Para que seja garantida a unidade da sequência didática, é explicitado o papel que cada atividade no desenvolvimento da problemática central, articulando-se com as demais e garantindo um desenvolvimento sistemático dos objetivos pretendidos.
A sequência foi planejada para ocorrer após a introdução da teoria darwinista de evolução, por isso propõe-se apenas a revisão de conceitos que as fundamentam, o que pode ser redimensionado em outros contextos, para os quais um empreendimento mais ou menos robusto seja demandado.
MOMENTO 1
Leitura e discussão em grupos de textos de divulgação científica sobre a produção de tecnologias, a partir do conhecimento científico com impacto direto na sociedade, a partir de diferentes perspectivas associados as questões de gênero e raça na sociedade. Ex: Epidemia de ebola e contenção do vírus, surtos de microcefalia no Brasil e legalização do aborto, uso de tecnologias reprodutivas no Brasil e saúde das mulheres, elaboração de medicamentos exclusivos para negros a exemplo do BIDIL. Neste momento seria interessante textos que tragam temáticas contemporâneas de ampla divulgação para gerar um maior engajamento nas discussões.
Quantidade de aulas: 01
Objetivos de Ensino
- Estimular o pensamento crítico dos estudantes sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade.
Objetivos de Aprendizagem
- Conceituais
- Entender e analisar de forma crítica as relações: Ciência, Tecnologia e Sociedade.
- Procedimentais
- Promover a organização de grupos para leitura efetiva dos textos.
- Promover uma discussão de forma organizada e efetiva.
- Atitudinais
- Se posicionar de forma crítica frente as questões sociais que envolvem o conhecimento científico.
- Respeitar as ideias dxs colegas, mesmo que estas sejam consideradas erradas.
Papel da atividade no desenvolvimento da sequência didática
Introduzir a discussão da problemática relacionada as relações ciência, tecnologia e sociedade e as questões de raça e gênero.
MOMENTO 2
Aula expositiva sobre a construção da teoria evolutiva.
Quantidade de aulas: 02
Objetivos de Ensino
- Promover a compreensão do percurso histórico da teoria darwinista de evolução das espécies (Darwin) e revisar elementos centrais da teoria (seleção natural, descendência comum).
Objetivos de Aprendizagem
- Conceituais
- Entender o percurso histórico da elaboração da teoria de evolução das espécies.
- Compreender os aspectos históricos envolvidos na construção do conhecimento científico.
- Revisar conceitos que diferenciam a teoria darwiniana de evolução das espécies.
- Atitudinais
- Se posicionar de forma crítica frente as questões históricas que envolvem a construção do conhecimento científico.
Papel da atividade no desenvolvimento da sequência didática
Revisão conceitos da teoria evolucionista de Darwin e demarcação do conhecimento científico (valores envolvidos em sua construção e a existência de uma comunidade científica por trás da produção dos cientistas renomados).
MOMENTO 3
Exibição de trechos do filme “Vênus Negra” e discussão sobre a construção do pensamento científico e sua relação com os fatores históricos e valores morais e culturais de uma sociedade, atrelados a produção de estereótipos numa sociedade. Neste momento podem ser explorados dois trechos do filme: uma cena em que o naturalista Georges Cuvier apresenta o molde e desenhos da anatomia do corpo de Sarah Baartman para a comunidade científica como um exemplar de um “espécime singular da humanidade”; e outra cena que retrate os freak shows em que Sarah se apresentava ao público, por meio de uma performance que estereotipava seu comportamento e estética em selvageria.Exibição de trechos do filme “Vênus Negra” e discussão sobre a construção do pensamento científico e sua relação com os fatores históricos e valores morais e culturais de uma sociedade, atrelados a produção de estereótipos numa sociedade. Neste momento podem ser explorados dois trechos do filme: uma cena em que o naturalista Georges Cuvier apresenta o molde e desenhos da anatomia do corpo de Sarah Baartman para a comunidade científica como um exemplar de um “espécime singular da humanidade”; e outra cena que retrate os freak shows em que Sarah se apresentava ao público, por meio de uma performance que estereotipava seu comportamento e estética em selvageria.
Na proposta originalmente elaborada e aplicada exibimos e discutimos apenas essas duas cenas, mas sugerimos que além delas seja exibida a cena mais contemporânea e menos fictícia da chegada dos restos mortais de Sarah à África do Sul, e da cerimôna de enterro. Por meio dessa cena, é possível dar visibilidade a luta do povo Khoisan para que Sarah pudesse ser enterrada como uma mulher que retorna para seu lar, de modo purificar simbolicamente o processo de objetificação que sofreu, e ao processo de repatriação do corpo de Sarah, mediado por Nelson Mandela, então presidente da África do Sul. Assim, é possível promover o reconhecimento do protagonismo e resistência do povo negro no enfrentamento do colonialismo, e gerar sentimento de pertencimento étnico-racial positivo entre estudantes negros.
Nessas aulas, a abordagem interdisciplinar com a disciplina História, é fundamental, para contextualização histórica do que acontecia naquela época na Europa. Por exemplo, é importante relacionar os freak shows com a prática das coleções imperiais, as feiras e exibições antropológicas, frequentes na Europa do século XIX, as quais tinham o objetivo de mostrar a força das nações imperialistas da Europa e facilitar e justificar a subjugação dos povos colonizados. De modo semelhante, pode ser feito um exame da relação entre essas práticas de exibição, animalização e objetificação de povos não-europeus, a política imperialista europeia e o racismo científico nesse período, destacando, por exemplo, como os conceitos darwinistas de competição e extinção racial foram empregados na naturalização e legitimação dos extermínios e genocídios de grupos étnicos promovidos pelo imperialismo britânico, a exemplo do extermínio dos tasmânios na década de 1870, ou as fomes na Índia durante o domínio britânico (Grande Fome de 1876-1878, por exemplo).
Quantidade de aulas: 02
Objetivos de Ensino
- Promover uma discussão crítica sobre a influência da ciência (enquanto produto social) para a construção de estereótipos de identidade (raça e gênero), através de uma abordagem histórica e filosófica da ciência.
- Promover uma discussão sobre a apropriação da teoria evolucionista pelos percursores do evolucionismo social e as inconsistências decorrentes associados ao contexto histórico e sociocultural.
Objetivos de Aprendizagem
- Conceituais
- Compreender as relações de poder que orientam a construção da ciência atentando a influência do contexto sócio histórico na construção do conhecimento científica.
- Compreender como os argumentos e construções da ciência, perpassados por um discurso de poder, podem gerar preconceitos de gênero e raça.
- Procedimentais
- Promover uma discussão de forma organizada e efetiva.
- Atitudinais
- Se posicionar de forma crítica frente as formas de marginalização do outro.
- Combater atitudes racistas e sexistas.
- Respeitar as ideias dxs colegas, mesmo que estas sejam consideradas erradas.
Papel da atividade no desenvolvimento da sequência didática
Uso de um fato histórico que fomente uma análise crítica a respeito da construção do conhecimento científico e sua relação com as práticas e valores da sociedade (racismo e sexismo).
MOMENTO 4
Leitura e discussão de textos sobre a desconstrução do conceito de raça pela genética e da manutenção do conceito no âmbito social (ver textos usados no MCE sobre Cotas) , além de divulgação cientifica sobre as formas de ser homem e mulher ( ver por exemplo, textos 1, 2 e 3 em recursos).
Quantidade de aulas: 01
Objetivos de Ensino
- Promover uma discussão sobre o papel da ciência (particularmente dos estudos genéticos) na desconstrução do conceito de raça.
- Promover uma discussão sobre a manutenção de preconceitos de gênero e raça pela ciência contemporânea.
- Promover uma discussão sobre as consequências sociais de antigos e novos conceitos científicos.
Objetivos de Aprendizagem
- Conceituais
- Compreender as relações de poder que perpassam o discurso científico.
- Compreender a interação de fatores que perpassam os contextos sociais.
- Procedimentais
- Promover uma discussão de forma organizada e efetiva.
- Atitudinais
-
-
- Se posicionar de forma crítica em relação aos aspectos da ciência relacionados a manutenção de preconceitos.
- Se posicionar de forma crítica em relação aos aspectos sociais que se baseiam/basearam em conceitos científicos.
-
Papel da atividade no desenvolvimento da sequência didática
Dimensionar aspectos contemporâneos associados a alterização científica e questões de raça e gênero.
RECURSOS
MOMENTO 5
Apresentação e discussão do curta metragem: Phathyma. O curta trata a estória de uma menina de Moçambique, personagem criada por Paulina Chiziane (renomada escritora moçambicana), e suas reflexões acerca da vontade de conseguir modernizar-se sem romper totalmente com suas tradições. A partir do curta, é possível promover discussões a respeito das diferenças culturais e sociais que marcam os papéis de gênero na sociedade.
Quantidade de aulas: 02
Objetivos de Ensino
- Promover uma discussão sobre os elementos culturais, históricos e sociais envolvidos na construção de identidades de gênero e raça.
Objetivos de Aprendizagem
- Conceituais
- Compreender a influência do contexto cultural nas diferenças de gênero.
- Entender que as características biológicas não determinam as identidades de gênero.
- Procedimentais
- Promover uma discussão de forma organizada e efetiva.
- Atitudinais
- Se posicionar frente às questões de gênero de forma pluralista (relacionando os diferentes aspectos que podem influenciar sua expressão).
- Respeitar as diferentes expressões de gênero e as distintas construções culturais.
Papel da atividade no desenvolvimento da sequência didática
Ampliar a discussão sobre os elementos envolvidos na construção de identidades, trazendo a importância da análise dos aspectos culturais.
MOMENTO 6
Discussões sobre as estratégias de apresentação dos conceitos discutidos. Propõe-se aos estudantes organizem algum modo de estender à visibilidade e discussão do caso Sarah Baartman e episódios de racismo científico do período e sua relação com relações étinico-raciais contemporâneas para a comunidade escolar. Por exemplo, pode ser realizada alguma exposição, performance, painel para apresentação em atividade extracurriculares da escola, a exemplo, das frequentes atividades do Novembro Negro.
Quantidade de aulas: 02
Objetivos de Ensino
- Avaliar do entendimento dos conteúdos explorados ao longo da sequência.
Objetivos de Aprendizagem
- Conceituais
- Sistematizar os conceitos centrais ao entendimento dos processos de alterização cientifica associado as questões de gênero e raça.
- Procedimentais
- Pesquisar de forma autônoma em fontes confiáveis.
- Organizar uma apresentação de forma clara e objetiva para toda a comunidade escolar.
- Produzir materiais que auxiliem a tarefa.
- Atitudinais
- Respeitar a apresentação dxs colegas.
- Agir de forma proativa na realização da tarefa.
Papel da atividade no desenvolvimento da sequência didática
Atrelado as avaliações processuais que ocorreram ao longo do desenvolvimento da sequência, esta atividade fará uma avaliação a aprendizagem dos conteúdos explorados através da articulação dos mesmos na construção e apresentação de um stand para a comunidade escolar.
MOMENTO 7
Apresentação de exposição para a comunidade escolar sobre alterização científica e questões de gênero e raça (culminância).
Objetivos de Ensino
- Promover o compartilhamento de conhecimentos e opiniões sobre o tema com a comunidade escolar.
- Promover uma discussão sobre os elementos envolvidos na manutenção de estereótipos na sociedade, estimulando atitudes contrárias.
Objetivos de Aprendizagem
- Conceituais
- Compreender como os discursos de poder se articulam na manutenção de preconceitos de raça e gênero.
- Procedimentais
- Promover uma discussão de forma organizada e efetiva.
- Atitudinais
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-
- Respeitar as ideias dxs colegas, mesmo que estas sejam consideradas erradas.
- Se posicionar frente as questões de gênero de forma pluralista (relacionando os diferentes aspectos que podem influenciar sua expressão).
- Tomar atitudes positivas em relação a identidade negra.
- Se posicionar de forma contrária as expressões de preconceitos
-
Papel da atividade no desenvolvimento da sequência didática
Avaliar se a sequência obteve êxito no combate a posicionamentos racistas e sexistas.