Como Funciona?

A plataforma Sarah Baartman tem o propósito de compartilhar experiências e propostas de ações educacionais promotoras de educação das relações étnico-raciais, que tenham como base a história do racismo científico, tais como projetos interdisciplinares, sequências didáticas, estratégias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia. 

Aqui você encontrará materiais curriculares educativos (MCE), projetados para promover a aprendizagem de professores(as) e auxiliá-los(as) em suas decisões no planejamento pedagógico por meio de: princípios gerais de planejamento, descrições da aplicação de tais propostas pedagógicas em sala de aula, indicações de bibliografias e recursos didáticos que podem ser consultados e utilizados na adaptação das mesmas para outros contextos.

Por essa razão, além dos Materiais Curriculares Educativos (MCE), a plataforma dispõe de uma página em que são apresentadas “Orientações Pedagógicas”. Nela você pode encontrar: (1) uma visão geral da história do racismo científico e como esse tema possibilita a abordagem das relações étnico-raciais no ensino de ciências  – na página “Ciência, Raça e Educação”; (2) as orientações curriculares, pedagógicas e didáticas que fundamentam os materiais curriculares apresentados na plataforma – na página Currículo e Ensino; (3) princípios de planejamento que podem ser seguidos na aplicação, adaptação dos materiais curriculares apresentados e na criação de novas propostas educacionais – na página Princípios de Planejamento. 

Os Materiais Curriculares Educativos são apresentados em três categorias: Projetos Interdisciplinares; Sequências Didáticas; Estratégias Didáticas. Para cada um deles são apresentados não só a proposta educacional e didática, como os fundamentos teóricos que a originaram e descrições de como podem e/ou de como têm sido aplicados em sala de aula. Algumas dessas descrições contam a transcrição de episódios de ensino em sala de aula e de comentários de professores sobre desafios em aplicá-las. Na página em que os fundamentos são apresentados, podem ser baixados textos em PDF para leitura mais aprofundada sobre o tema, nos quais também são indicadas outras referências.

Por fim, na seção “Fale conosco” esperamos criar pontes com você, para que possamos gerar processos de colaboração a fim de aprimorarmos os MCE já existentes ou criarmos novos. Assim, se você utilizou algum dos MCE dispostos aqui e quiser contar como foi sua experiência e adequações feitas, ficaremos agradecidos pelo contato. De igual modo, se você desenvolveu algum material curricular para educação das relações étnico-raciais no ensino de Ciências e Biologia e quer compartilhar com outros colegas por meio da plataforma, pode nos contatar pelos e-mails e perfis sociais disponibilizados.    

DESENVOLVIMENTO

FINANCIAMENTO

APOIO

Universidade Estadual de Feira de Santana

Avenida Transnordestina, s/n – Novo Horizonte

CEP 44036-900 – Feira de Santana – Bahia