Materiais Curriculares Educativos

Produção Científica Africana: Cheikh Anta Diop

Este Podcast foi produzido no contexto da Jornada Virtual da UEFS e tem como objetivo divulgar fatos, elementos e referências para abordagens curriculares no ensino de ciências a partir da análise histórica de aspectos do pensamento africano moderno de Cheikh Anta Diop. Estimular práticas educativas com esse enfoque é romper o silenciamento sobre a contribuição da matriz civilizatória dos povos africanos para a ciência, ao invés de privilegiar uma história única que coloca a ciência em geral como um atributo ocidental. Cheikh Anta Diop foi um intelectual senegalês que, mesmo vivendo em um contexto extremamente hostil às suas ideias, empregou disciplina e rigor científico para defender suas principais conclusões que embasaram estudos sobre a reconstrução histórica do passado africano. Suas teses vêm sendo validadas teórica e empiricamente por vários campos do conhecimento científico, reiterando que a humanidade nasceu na África e que os negros africanos estão entre os primeiros a construir civilizações. 

Possibilidades de uso no Ensino de Ciências:

A proposta desse Podcast parte das sugestões de Douglas Verrangia (2014) para abordagens em salas de aula sobre temáticas relevantes e ainda pouco exploradas no Brasil, como as relações entre História e Filosofia das Ciências Naturais e História e Cultura Africana e Afro-brasileira, destacando a necessidade de (a) sistematizar as contribuições de africanos e afrodescendentes para as Ciências Naturais e (b) produzir materiais didáticos para compreender a própria História da Ciência moderna, sua origem nos chamados povos antigos, e, nesse contexto, os vários grupos africanos (e afro-brasileiros) que contribuíram para a produção de conhecimentos e tecnologias (no passado e no presente).

Para uma abordagem que dialogue com conteúdos específicos do ensino de biologia, podemos fazer uso desse Podcast na contextualização, por exemplo, de aulas sobre evolução humana, já que Diop, além de outros cientistas/naturalistas como o próprio Charles Darwin, teorizavam sobre a origem monogênica da humanidade no continente africano. No ensino de citologia e/ou genética também podemos trazer aspectos trabalhados no podcast para exemplificar a importância dos estudos sobre DNAmt (DNA mitocondrial) na confirmação e refutação de determinadas hipótese e teorias científicas, tais com as ideias defendidas por Diop sobre a origem africana da humanidade.

Além dessas possibilidades, o uso do Podcast pode também ser útil para uma abordagem histórica e filosófica sobre a natureza do conhecimento científico. Ao retratar a conjuntura de produção, crítica, negação e posterior validação contemporânea do pensamento Diopiano, expomos a relação intrínseca da ciência aos contextos histórico e cultural vigentes nos diferentes momentos, possibilitando uma maior compreensão e problematização do conhecimento científico atual.

Sugestões de leitura complementar:

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Nesse texto é apresentado como se organiza e funciona o DNA mitocondrial (DNAmt), e como pode ser utilizado para estudar a evolução dos seres humanos. Contém informações sobre origem uniparental do DNAmt, doenças hereditárias de origem mitocondrial e a relação entre mutações do DNAmt e envelhecimento. Também aborda a importância da classificação das sequências de DNAmt em haplótipos e haplogrupos para os estudos sobre ancestralidade das populações e análise de vínculo genético, destacando estudos filogenéticos das sequências de DNAmt dos humanos que apontam a África como o local de origem das linhagens mais antigas.

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O artigo de Alfa Oumar Diallo e Cíntia Santos Diallo aborda a biografia e o percurso acadêmico de Cheikh Anta Diop, destacando suas principais ideias e teses, como a defesa da origem africana da humanidade. O texto também aborda o contexto singularmente hostil às ideias de Diop, em que predominava a visão de uma África sem história cujos habitantes nunca foram responsáveis por um único fato de civilização.

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Compõe um ensaio teórico sobre o potencial que o pensamento de Cheikh Anta Diop apresenta para o desenvolvimento de um caso com base no qual podem ser formulados materiais curriculares educativos voltados para educação das relações étnico-raciais no ensino de ciências. A proposta está alinhada a uma abordagem inclusiva da história da ciência nos currículos científicos que trata da introdução de episódios históricos específicos em unidades pedagógicas.

Referências

VERRANGIA, D. Educação e Diversidade Étnico-Racial: o ensino e a pesquisa em caso. Interacções, n.31, p.2-27, 2014.

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