Materiais Curriculares Educativos

INTRODUÇÃO

Aqui você encontrará três categorias de Materiais Curriculares Educativos (MCE): Projetos Interdisciplinares, Sequências Didáticas e Estratégias Didáticas.

Os projetos interdisciplinares dizem respeito a sugestões de temáticas que podem ser exploradas, de modo conjunto, por mais de uma das áreas de conhecimento em que se encontram atualmente organizado o currículo do ensino médio. São apresentados por meio de uma descrição geral da temática, indicando-se leituras que podem ser feitas para aprofundamento e adequações para os objetivos educacionais de cada um dos professores envolvidos. Por fim, sugerem-se possíveis objetivos educacionais e conteúdos curriculares a serem trabalhados por área de conhecimento e no diálogo entre elas, de modo a promover educação das relações étnico-raciais.

As sequências didáticas são propostas de intervenção educacional para ensino de Ciências da Natureza, de curta duração, a serem aplicadas em salas de aula. Trata-se de um conjunto de atividades articuladas em torno de um tema, o qual possibilita o trabalho com objetivos educacionais do ensino de ciências da natureza de modo articulado com educação das relações étnico-raciais. São apresentados: o tema, a proposta de intervenção com descrição de momentos pedagógicos que a estruturam, recursos didáticos que podem ser usados, e os fundamentos que lhe deram origem e que podem servir de apoio a estudantes e professoras(es), na forma de textos em PDF.

As estratégias didáticas são propostas de atividades, ferramentas e recursos didáticos que podem ser usados por professoras(es) em suas propostas educacionais, como podcast, questões sociocientíficas (QSC), e textos. Além da descrição e disponibilização das ferramentas didáticas, em geral são apresentadas sugestões de usos pedagógicos dos mesmas em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

FINANCIAMENTO

APOIO

Universidade Estadual de Feira de Santana

Avenida Transnordestina, s/n – Novo Horizonte

CEP 44036-900 – Feira de Santana – Bahia